Urnas abrem com "absoluta normalidade"

Os 2.718 colégios eleitorais instalados para as eleições regionais de hoje na Catalunha (Espanha) abriram hoje com "absoluta normalidade" e sem quaisquer incidências, segundo informaram as autoridades locais.
Publicado a
Atualizado a

Joana Ortega, vice-presidente do Governo regional, disse no Centro de Processamento de Dados -- instalado no Parlamento regional -- que a jornada arrancou "com absoluta normalidade e sem que se tenham registado incidências na abertura" dos locais de voto.

Os locais de votação fecham as portas às 20:00 horas locais (19:00 em Lisboa) e espera-se que grande parte do escrutínio possa ser conhecido 90 minutos depois.

Um total de 5.413.769 catalães, dos quais 156.517 residentes no estrangeiro, têm direito a votar num processo eleitoral que ocorre depois de uma intensa campanha dominada pelo debate sobre a independência da região.

Cerca de 7.900 agentes polícias estão destacados em toda a região para garantir a segurança durante a jornada eleitoral de hoje e a normalidade nos 2.718 colégios eleitorais instalados.

Em jogo estão 135 lugares no Parlamento da Catalunha, a quem cabe eleger o novo presidente da Generalitat (Governo regional), a quem caberá, a confirmarem-se as sondagens, avançar com a convocatória de um referendo sobre a independência da região.

Os candidatos eleitorais deverão avançar mais pormenores por volta das 14:00, hora para a qual está marcada a divulgação de alguns dados de participação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt